A desilusão mascarada de ilusão

Ilusão é sinónimo de fantasia. A desilusão é o antónimo de desilusão e sinónimo de decepção. E por incrível que pareça, estas duas andam sempre de mãos dadas. Embora a ilusão e a desilusão sejam inimigas e se odeiem, elas não podem sobreviver uma sem a outra ou deixariam de existir. Quando nos iludimos há-de acontecer alguma coisa que nos vai desiludir. Quando estamos desiludidos há-de aparecer alguma coisa que nos volte a iludir. Agora, a forma como cada um reage e enfrenta isso é que difere. Eu, pessoalmente, vou-me muito a baixo depois de uma decepção e a minha recuperação é sempre lenta. Mas nenhuma das minhas desilusões anteriores se compara a esta que sinto há um ano. O Hugo marcou definitivamente a maior desilusão da minha vida e marca o virar da página na minha história. Eu estava iludido, estava a viver uma farsa. Não signifiquei nada para ele em momento algum, mas a ilusão apoderou-se de mim e fez-me pensar em coisas ridículas, fez-me sofrer. Agora o meu coração está partido em pedaços e só tenho a mim para me culpar.
É cada vez mais difícil para mim conter estas lágrimas e acalmar esta dor dentro de mim que me está a matar lentamente. No passado sábado à noite, fui com um grupo de amigos à Feira da Agricultura que tem lugar anualmente em Santarém e senti-me horrivelmente mal. Eram milhares e milhares de pessoas e eu percebia que estavam todos felizes, enquanto se divertiam. Eu? Eu ali estava, a pensar no que não devia, a deixar esta desilusão continuar o seu massacre para acabar comigo.
Eu estou tão instável e mal mentalmente que até já pensei pedir ajuda ao Hugo, num acto de desespero. Acho que se ele fosse mesmo uma boa pessoa como eu penso que ele é, ele haveria de se comover com o meu estado actual. Parece que pedir-lhe auxilío é a única coisa que me resta, embora eu não queira que ela sinta pena de mim. Isso não e é isso que me faz adiar o inevitável. A esperança é a última a morrer, mas eu já não vou misturá-la com ilusão. A ilusão é apenas uma máscara usada pela desilusão e infelizmente eu descobri isso tarde demais.

2 Response to "A desilusão mascarada de ilusão"

  1. Mércia Says:

    Oi Miguel. Estava procurando frases emocionalmente profundas no google e vim parar no seu blog. O que posso te falar é que decepção, desilusão fazem parte da vida. Sei que parece clichê, mas com todos os "tapas", quedas e surras que levamos na vida servem para nos fortalecer. Já faz 1 ano e poucos meses que estou me recuperando de uma decepção enorme, como voce mesmo falou: "Mas nenhuma das minhas desilusões anteriores se compara a esta que sinto há um ano". Eu lembro dele todos os dias da minha vida, sem exceção. Eu gostaria de não lembrar, no entanto, ele se encontra em todos os pequenos detalhes do meu dia a dia, desde o perfume que eu uso até o chocolate que eu como. Não tenho pra onde correr.

  2. Miguel Says:

    Olá Mércia. Primeiro que tudo, uau. A minha história chegou para além do oceano Atlântico. Notável.

    Compreendo bem o que dizes. Não há mesmo para onde fugir quando se gosta realmente de alguém. Eu estou sempre a recordar-me, pelos mais variados motivos. Até por causa da televisão. Enfim. :(