Sonho vs Realidade

Ontem à noite dei por mim a chorar sentado no chão na casa-de-banho. Nada mais decadente. É provável que esteja em depressão. Vejamos os sintomas:

Perda de energia ou interesse
Humor deprimido
Dificuldade de concentração
Alterações do apetite e do sono
Lentificação das actividades físicas e mentais
Sentimento de pesar ou fracasso

Assinalei os sintomas mais evidentes em mim. Esta é a minha nova realidade. Sonhei, voei alto e a queda foi enorme. Quando dei por mim, estava devastado. Sinto que fracassei, embora haja quem me tenho dito que não. Ora durmo muito, ora durmo pouco. Para fazer seja o que for levo imenso tempo, porque a vontade e a força já não são muitas. Se eu tivesse visto numa bola de cristal, há cerca de um ano, o que me iria acontecer eu provavelmente nem iria acreditar.
Não me recordo bem se já o disse, mas quando me interessei pelo H. na altura eu não estava bem ciente disso. Eu sabia que ele me atraía, que eu não tirava os olhos dele, mas era só isso. Depois, na minha cabeça, comecei a imaginar mil e uma coisas. O sonho passou a fazer parte do meu quotidiano. Admito que foi arriscado e paguei um preço bem alto por isso. Quando dei por mim, tinha me apaixonado. Estive meses a ponderar o que fazer. Até que decidi correr atrás do meu grande sonho e ele foi me negado. E penso que me foi negado pelo simples facto de eu representar um estereótipo e não por aquilo que eu realmente sou. Afinal, eu procurava somente uma amizade, nem mais nem menos. Foi esse sonho que levou à minha ruína. Tenho de admitir que fiquei 1000 vezes pior depois de lhe ter contado e de me ter deparado com a posição dele em relação a mim. Mas se tivesse ficado em silêncio até hoje não saberia nada de nada por isso não me arrependo. O sonho começou a tornar-se rapidamente num pesadelo. Ainda envolvi uma pessoa que conhecemos em comum, como já tinha dito, mas não achei certo chatear terceiros e desisti da ideia. Tudo começou a deixar de fazer sentido para mim. Estávamos nos meses de Maio e Junho. Eu era uma pessoa fútil e até arrogante. Deixei de dar importância a certas coisas por causa disso e modifiquei-me. Não há roupa ou objecto neste mundo que valha tanto ou mais do que o meu sentimento por ele. Este Verão foi o pior de sempre. Foi raro o dia em que não tenha chorado e poucos aqueles em que me diverti. Estou farto de dramatizar, mas esta é a realidade. Sou uma pessoa melancólica. O meu dia-a-dia tornou-se um inferno. Faz pouco sentido para mim viver assim. A minha realidade é mais um pesadelo do qual não consigo acordar do que outra coisa. Receio que não consiga livrar-me disto facilmente. Não quero fazer-me de vítima, mas honestamente não me sinto bem. Apelar aos sentimentos dele não me parece que funcione. Tenho medo de enfurecê-lo. Mas também não sei o que mais possa fazer. Eu pergunto-me quantas pessoas existirão no mundo que gostem incondicionalmente de outra pessoa tanto como eu gosto dele... Não muitas, parece-me a resposta. Dou conta de que isso parece não chegar. Sinto que tenho de lhe provar algo para merecer a confiança dele. Sinceramente, ainda não percebi se o irrito ou assusto. Seja lá o que for, resta-me humildemente ansiar por dias melhores. Gostar/amar é a coisa mais natural do mundo, mas por alguma razão sinto-me como a cometer um crime. Sabe-se lá porquê! O passar do tempo não ajuda. Costuma dizer-se que o tempo é nosso amigo, mas no meu caso parece aumentar cada mais o meu sofrimento e as saudades. Sinto-me patético a confessar isto e assombrosamente só, à beira do precipício . :'(

6 Response to "Sonho vs Realidade"

  1. José Says:

    Sempre que posso passo aqui para ler o teu blog.
    Fiquei fã...

    Mas, e embora as vezes me reveja em algumas coisas, não podes desanimar.

    Quando se está nessa situação é angustiante e nada nem ninguém te consegue ajudar.
    Apenas te quero dizer que tens que ser forte. Lutar por ti!

    Tu próprio tens que acreditar em ti e fazer-te feliz!

  2. Miguel Says:

    Olá, José. Ainda não tinha agradecido o teu feedback. Desculpa a deselegância. Agradeço agora. Ainda bem que aprecias o meu humilde blogue. A minha ideia, quando criei este espaço, não foi a pensar na quantidade de pessoas que me poderiam apoiar, mas criei-o sim como forma de desabafo. Mas é claro que um extra como este não é nada de se deitar fora. O feedback tem sido muito bom. Além deste blogue, eu contei a minha história num fórum e perdi a conta às pessoas que me enviaram mensagens privadas solidárias. Isso tem sido uma grande ajuda. Vai voltando e espero que gostas da música no post acima.

  3. Anónimo Says:

    Meu caro, a depressão é uma doença que merece pouca atenção por parte da sociedade portuguesa; contudo, as suas consequências podem ser muito graves, e o cenário torna-se mais negativo quando a doença não é logo tratada na fase inicial. Deves consultar um bom médico psiquiatra, tem cuidado pois nem todos estão preparados para lidar com algumas questões que irás abordar. Provavelmente terás de tomar medicação, embora esteja em crer que precisas acima de tudo de desabafar. Não deixes que a depressão te estrague a juventude; é uma doença que leva ao isolamento, a distúrbios alimentares e do sono, quebras de rendimento escolar e até ao suicídio. Não podes deixar a doença avançar. Abraço e boa sorte.

  4. Miguel Says:

    Olá, Anónimo.

    Agradeço a tua participação. Continuo reticente em dirigir-me a um psiquiatra exactamente por esse motivo. Também não iria contar pessoalmente este assunto a alguém em quem não confio.

    Em relação à depressão estragar-me a juventude... Já estragou parte dela. Não há nada que apague o que já aconteceu, mas o que importa agora é o futuro.

    Obrigado pelo comentário.

  5. Anónimo Says:

    Há bons psiquiatras em Lisboa preparados para te ajudar, experimenta a Dra Ana Matos Pires, poderás abordar tudo sem medos e preconceitos ;)

  6. Ju Miguel Says:

    Muito obrigado pela sugestão. Estou mesmo a pensar em contactar a psiquiatra em questão. Já tenho o contacto e o endereço. Pesquisei sobre o trabalho dela e parece-me mesmo ser confiável.