Um filme que me pôs a pensar...

Eu já vi centenas de filmes mas nenhum até à data me tinha feito pensar tanto como este. O modo como me envolvi nesta trama não tem precedentes. A SIC transmitiu American Beauty (Beleza Americana) no passado Domingo à noite e eu nunca tinha visto, embora já me tivessem aconselhado. Não perdi a oportunidade e nem tinha grandes expectativas. Mas o filme surpreendeu-me muito. Trata-se de um drama crítico e sarcástico que invoca e questiona os principais valores e ideais que pautam o dito sonho americano. O filme centra-se em Lester Burnham, um homem em crise de meia-idade que é o líder de uma típica família de classe média americana e que vive num dos magníficos subúrbios de uma grande cidade, tendo como vizinhos pessoas aparentemente normais mas que no fundo guardam, tal como ele, grandes segredos. Ao longo do filme, Burnham terá que lidar com vários problemas, entre os quais, a sua paixão pela melhor amiga da sua filha adolescente, a infidelidade da sua esposa, a frustrante rotina do seu dia a dia, a falta de satisfação no seu trabalho, as drogas, os diversos problemas sociais da sua filha, o relacionamento desta com o problemático rapaz da porta ao lado, a homossexualidade escondida de um dos seus vizinhos, entre outras situações. O filme questiona os pilares morais do modo de vida americano, demonstrando a superficialidade do Sonho Americano. As personagens secundárias contribuem com alguns dos assuntos tabus da sociedade não só americana como também ocidental, como a exclusão social, as drogas, a homossexualidade e os relacionamentos impróprios. Tive vontade de chorar em diversas ocasiões do filme e isso raramente me acontece, porque sei e consigo separar ficção da realidade. Identifiquei-me com algumas coisas e isso também é raro. American Beauty é irónico na sua essência, tão irónico como a minha vida. Vale a pena. Acreditem. Aconselho vivamente.

0 Response to "Um filme que me pôs a pensar..."